História

História


Tabatinga é uma palavra de origem indígena que no Tupi significa “barro branco” de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios, e, no Tupi Guarani quer dizer “casa pequena”.
A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, na fronteira Brasil-Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha.
Tabatinga foi por um longo período um subdistrito de Benjamim Constant, que era o distrito-sede da região. Foi a partir de 10 de dezembro de 1981, através da Emenda Constitucional nº 12 do Estado do Amazonas, que Tabatinga desmembrou-se de Benjamim Constant, tornando-se um Município Autônomo, sendo instalado em 1º de fevereiro de 1983.

Aspecto geográfico
Tabatinga está localizada no meio da selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, faz fronteira com a Colômbia e o Peru, sua temperatura oscila entre 25° e 32° C. Possui uma área de 3.239,3 km2. Segundo o IBGE, a população soma 42.652habitantes (população estimada – 2004).

Toda a região está coberta por florestas (altas, baixas e pouco densas) e, hidrograficamente, pertence à bacia do rio Amazonas, sendo banhada pelos rios Solimões, Içá, Japurá e vários de seus afluentes, tais como: Hapapóris, Traíra, Puretê, Puruê e Cunha.

Distância da sede Municipal para Manaus
Distância em linha reta: 1.105 km.

Distância em via fluvial: 1.607 km.

Vias de acesso para Tabatinga
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus-AM).

Porto Fluvial (translado ligando ao Peru e Colômbia).
Aeroporto Internacional de Letícia (Colômbia).

Aspecto turístico
Na região de fronteira entre Tabatinga e Letícia, há uma média anual de 10.000 turistas que chegam a essas cidades. Quanto à procedência, 15% são brasileiros, 40% são visitantes da Colômbia e outros 45% estão divididos entre visitantes do Peru, Estados Unidos e Europa, os quais ingressam pelo porto fluvial, aeroportos de Tabatinga e de Letícia (Colômbia), gerando um turismo de fronteira.

O que mais motiva os visitantes é o potencial biológico, a observação da natureza, as culturas nativas, as comunidades ribeirinhas e a tranqüilidade que o Amazonas representa.

 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



ONLINE
4





Partilhe esta Página



História


Total de visitas: 3985